EQUOTERAPIA
A Equoterapia é uma tratamento que se baseia em um método técnico-científico que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico para fins de saúde, educação e lazer para crianças e adultos. Uma proposta diferente, atual e eficiente, de tratamento para muitas disfunções físicas e mentais, proporcionando aos participantes perceberem suas potencialidades.
HISTÓRICO
No Brasil, este recurso terapêutico começou a ser valorizado em 1989, na Granja do Torto, em Brasília com a ANDE / BRASIL (Associação Nacional de Equoterapia), com o apoio dos profissionais de saúde do Hospital do Aparelho Locomotor – SARAH. No Rio de Janeiro este trabalho teve início PIONEIRO em 1991 com a NOSSA equipe NA Escola de Equitação do Exército. Em fevereiro de 1995, NOSSA equipe realizou um Curso de Informações Técnicas de Equitação Terapêutica / Equoterapia, junto com a Dra. Mary C. Woolverton (Vice-presidente da North American Riding for the Handicapped Association), associação que implantou essa modalidade terapêutica nos EUA, quando então realizou esse trabalho dentro de um HOSPITAL MILITAR para a recuperação dos soldados mutilados da guerra do Vietnã. A Drª Mary Woolverton era a Coordenadora dos trabalhos da NAHRA, fundada em 1969, nos EUA.
PROGRAMAS
b) Reeducação equestre - é a fase em que o cavalo é tido como instrumento pedagógico. Utiliza-se da arte eqüestre, com fins pedagógicos objetivando pacientes que já possuem alguma autonomia. Seu objetivo é a capacidade de conduzir o cavalo, adotando recursos pedagógicos como reforço visando os conceitos educativos. c) Pré-esporte – O cavalo como promotor da realidade social. Atividade na qual os praticantes trabalham individualmente ou em grupos, com o objetivo de organizar o espaço e o tempo e para preparar-se para a sua inserção na sociedade. Nesta fase são ensinados o trote e o galope. d) Esporte - O cavalo como promotor da inserção social. Onde o praticante é inserido (ou reinserido) na sociedade, esta fase promove a socialização e uma melhora na estruturação da personalidade. Assim, os jovens podem ter acesso a vários esportes eqüestres e participarem de diversas modalidades. Atualmente, existe o Hipismo Adaptado, forma de esporte para as pessoas portadoras de necessidade especiais, no qual participam praticantes de todo o Brasil.